Origem do gaélico sluagh-ghairm , grito de guerra dos clãs da antiga Escócia
Origem: É um lema, a expressão de uma idéia a respeito do produto ou do anunciante.
Definição: É uma frase curta, concisa, marcante. É expressão concentrada que sugere uma idéia.
Fácil memorização. Identificação, Vida útil longa
Origem: É um lema, a expressão de uma idéia a respeito do produto ou do anunciante.
Definição: É uma frase curta, concisa, marcante. É expressão concentrada que sugere uma idéia.
Fácil memorização. Identificação, Vida útil longa
- CARACTERÍSTICAS
Positivo – ou original, para atrair a atenção do consumidor.
Breve – com poucas palavras (4 a 6), elogioso e carregado de afetividade.
Compreensível – fácil de entender e fixar.
Preciso – com termos bem apropriados.
Uso do vocativo – dirigir-se a alguém.
Incisivo e direto, sem usar condicional.
Rítmico – ter ritmo, cadência e sonoridade.
Simpático – fazer com que o leitor goste dele para uma fácil memorização. Evitar ser arrogante.
Positivo – ou original, para atrair a atenção do consumidor.
Breve – com poucas palavras (4 a 6), elogioso e carregado de afetividade.
Compreensível – fácil de entender e fixar.
Preciso – com termos bem apropriados.
Uso do vocativo – dirigir-se a alguém.
Incisivo e direto, sem usar condicional.
Rítmico – ter ritmo, cadência e sonoridade.
Simpático – fazer com que o leitor goste dele para uma fácil memorização. Evitar ser arrogante.
- FINALIDADES
Recordar marcas ou imagens de instituições que se quer passar para o público.
Promover um produto ou empresa.
Chamar e prender a atenção para a leitura do texto. Slogan-título.
Destacar as qualidades e características do produto ou empresa.
Resumir todo o conceito da campanha, do produto ou empresa, ou ainda toda uma ideologia
Usar verbos no infinitivo para cristalizar a frase;
Promover um produto ou empresa.
Chamar e prender a atenção para a leitura do texto. Slogan-título.
Destacar as qualidades e características do produto ou empresa.
Resumir todo o conceito da campanha, do produto ou empresa, ou ainda toda uma ideologia
Usar verbos no infinitivo para cristalizar a frase;
- COMO FAZER
Usar palavras de efeito – amor, coração, emoção, sensação;
Deve transmitir emoção, estilo de vida, status;
Procurar a concisão através da eliminação de algumas palavras (preposições, conjunções, artigos), em benefício de outras (verbos, adjetivos e nomes);
- EXEMPLOS
Metáfora : A chave de um banco é seu atendimento. UNIBANCO
Comparação: Mais eficiente do que lâmina, mais prático do que cera. EPILADY
Brastemp, não tem comparação. BRASTEMP
Metonímia : Ande com um telefone no bolso. TELESP
O suíço mais pontual do mundo. TECHNOS
Antítese : O melhor bem móvel do seu imóvel. ATLAS
O jornal que mais se compra e nunca se vende. FOLHA DE SÃO PAULO
Hipérbole : Onde seu dinheiro vira um dinheirão. POUPANÇA CEF
Ironia : Liderança absoluta em segundo lugar. SBT
O pior programa da TV brasileira. PERDIDOS NA NOITE
Eufemismo: Roupa para não dormir. VALISÈRE
Prosopopéia : Os perfumes que invejam as flores. TABU
Comparação: Mais eficiente do que lâmina, mais prático do que cera. EPILADY
Brastemp, não tem comparação. BRASTEMP
Metonímia : Ande com um telefone no bolso. TELESP
O suíço mais pontual do mundo. TECHNOS
Antítese : O melhor bem móvel do seu imóvel. ATLAS
O jornal que mais se compra e nunca se vende. FOLHA DE SÃO PAULO
Hipérbole : Onde seu dinheiro vira um dinheirão. POUPANÇA CEF
Ironia : Liderança absoluta em segundo lugar. SBT
O pior programa da TV brasileira. PERDIDOS NA NOITE
Eufemismo: Roupa para não dormir. VALISÈRE
Prosopopéia : Os perfumes que invejam as flores. TABU
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